............................................... Candlestick
 
    Os candlesticks surgiram no Japão no século 17 com o mercado de arroz.
 De lá para cá esse sistema de representação foi sofrendo alterações até 
 chegar nos dias atuais, onde é bastante usado para a análise gráfica.
    Como qualquer análise técnica, deve ser usado junto com outras 
 ferramentas.
    Para se criar o candlestick usa-se o preço de abertura, fechamento,
 máximo e mínimo de cada dia. O corpo do candlestick é representado por
 uma barra cuja altura é dada pela diferença entre o preço de fechamento e
 abertura, enquanto a linha acima e abaixo correspondem ao preço máximo e 
 mínimo respectivamente. 
    Quando o preço de fechamento é maior que o preço de abertura do dia, o 
 candlestick é representado aqui pela cor azul para facilitar a visualização.
    E quando o preço de fechamento é menor que o preço de abertura do dia, 
 utiliza-se a cor vermelha. O período adotado no Grafbolsa é diário, porém
 podem ser adotado outros períodos como o semanal. No caso do período 
 semanal, o máximo e mínimo são obtidos da última semana.
 

Os candlesticks mostram apenas em parte o que acontece ao longo do pregão, por exemplo: a figura abaixo mostra que o máximo e mínimo pode ocorrer em ordem diferente, porém o candlestick será o mesmo. A relação entre o preço de abertura e fechamento é a essência do candlestick. Candlestick azul , com o preço de fechamento maior que o de abertura demonstra pressão de compra, enquanto que o vermelho demonstra pressão de venda.

Corpo longo x curto : Candlestick de corpo longo mostra uma disputa mais intensa entre compradores e vendedores, enquanto os curtos demonstram consolidação do preço. Depois de uma alta, um candle longo vermelho pode representar o estabelecimento de um ponto de resistência. Por outro lado, após uma queda de preços, um longo candle azul pode representar o estabelecimento de um ponto de suporte.
PADRÕES COMUNS DE CANDLESTICKS: Marubozu: Quando o preço de abertura coincide com o mínimo, e o preço de fechamento com o máximo temos um Marubozu azul, mostrando que os compradores dominaram o pregão na maior parte do tempo. Quando o preço de abertura coincide com o máximo, e o fechamento com o mínimo temos um Marubozu vermelho, mostrando que os vendedores dominaram o pregão.
Martelo - Linha de mínimo grande e máximo curta: Nesse caso os vendedores dominaram durante um período, criando uma longa linha de mínima, porém mais tarde os compradores predominaram. Pode ser azul ou vermelho, porém quando vermelho os compradores não foram tão predominantes.
Martelo Invertido - Linha de máximo grande e mínima curta: Os compradores dominaram durante um período o pregão, forçando uma alta, porém mais tarde houve o predomínio dos vendedores que provocaram um fechamento menor que a abertura. Pode ser azul ou vermelho, porém quando azul os vendedores não foram tão fortes.
"Spinning Tops" - Linha de máximo e mínimo iguais e corpo pequeno: Nesse caso houve uma indecisão entre compradores e vendedores, já que a abertura e fechamento estão muito próximos e as linhas de máximo e mínimo são equivalentes.
Doji: No limite do padrão anterior, quando o preço de abertura e fechamento são praticamente iguais forma-se o Doji que representa total indecisão entre compradores e vendedores. Depois de uma alta ou baixa, o aparecimento de um Doji deve ser encarado como um alerta para alguma provável mudança de tendência.
Mais padrões de candlesticks : No Harami , o corpo do último candlestick está dentro do corpo do dia anterior. No "engolfing" (engolfo) o corpo do dia anterior é que está dentro do último candlestick. No "Estrela" não há preço na mesma faixa que o dia anterior, ocorrendo um "gap".
Os candlesticks são utilizados principalmente para prever uma reversão de tendência de alta ou baixa. Dessa maneira formam-se figuras padronizadas, muitas com nomes exóticos, que são divididas em padrões altistas ou baixistas. Padrões altistas indicam que a tendência de baixa está próximo ao fim e padrões baixistas o fim da tendência de alta. Há muitos desses padrões, os mais conhecidos são mostrados abaixo. Na maioria dos casos recomenda-se esperar o próximo pregão, após o padrão, para confirmar a reversão. Os padrões "Martelo" ou "Shooting Star" independem da cor do candlestick.

Devido à facilidade visual de se detectar o sentimento do mercado, os candlesticks são os preferidos pelos profissionais, sendo usado em conjunto com outras ferramentas da análise técnica.